Os Leitores de Códigos de Barras são diferentes. Saiba agora qual o ideal para o seu Terminal de Autoatendimento.

Com a tendência do autoatendimento crescendo cada vez mais no segmento, muitos varejos já integraram terminais Self-Checkout em seus negócios.

Menos filas, mais agilidade para efetuar o pagamento são apenas algumas das vantagens que atraem os consumidores e ajudam a fidelizar clientes.

No Self-Checkout, o próprio cliente é o responsável por registrar suas compras através da leitura do código de barras impresso na embalagem dos produtos. Nesse momento, a captura dos dados é realizada por um scanner, mais popularmente conhecido por “leitor de código de barras”.

Existem diversos tipos de leitores para as soluções de autoatendimento.

Atualmente, o mercado disponibiliza variados tipos de leitores e tecnologias para soluções Self-Checkout. Cada recurso apresenta características que atendem as diferentes demandas de cada varejo. Conheça alguns deles:

  • Leitores do Tipo Fixo

São geralmente utilizados como o leitor principal nos Self-Checkouts. Possuem versões de Janela Única ou Janela Dupla (também conhecidos como Bióticos).

Na versão Janela Única, o consumidor precisa direcionar o código de barras em uma posição específica, caso contrário, o produto não será lido.

Já nos leitores Bióticos, a flexibilidade no posicionamento do código de barras aumenta bastante. Esse detalhe melhora a experiência do consumidor, que não precisa “procurar” o código de barras na embalagem do produto.

Outra vantagem do Leitor Biótico é oferecer como opção uma balança interna para pesagem dos FLVs (Frutas, Legumes e Verduras). Isso torna a autonomia do cliente ainda maior, já que é ele que processa toda a compra, independentemente dos itens escolhidos na loja.

  • Leitores do Tipo Pistola

Os Self-Checkouts também podem ter um leitor de código de barras de mão, do tipo pistola. Esse recurso serve como auxiliar para capturar o código em embalagens maiores, por vezes pesadas demais para serem posicionadas no leitor de tipo fixo.

É muito usado também nas operações das lojas de “atacarejo” e atacado, com grandes volumes de compras movimentados ao mesmo tempo, facilitando a operação.

  • Leitores com Tecnologia Laser

Atualmente, no mercado brasileiro ainda são encontrados os leitores com tecnologia laser, de performance mais limitada.

Nestes dispositivos, os raios são emitidos e capturados através de um prisma oscilante que “varre” diversas vezes ao longo do código de barras. A conversão da reflexão do código é realizada por espelhos poligonais para um formato mais denso e legível, permitindo o escaneamento a certa distância.

Porém, neste tipo de tecnologia, qualquer desalinhamento nos componentes pode comprometer o funcionamento do leitor. Outra desvantagem é que ela permite somente a leitura de códigos 1D.

  • Leitores por Imagem

São as opções mais avançadas disponíveis no momento. Através da captura da imagem, realizada de forma muito mais veloz em comparação a tecnologia laser, códigos 1D e 2D podem ser lidos facilmente.

Com a popularização dos QR-Codes, muitos Self-Checkouts precisam estar aptos para este tipo de leitura, comuns na validação de tickets de estacionamento, códigos promocionais ou na leitura do programa de fidelidade do próprio varejista.

Outra vantagem exclusiva desta tecnologia é a possibilidade de captura do código de barras e QR-Code da tela do celular, deixando o Self-Checkout preparado para inovações como cupons de promoções, voucher de descontos e o próprio programa de fidelidade.

Definir corretamente o leitor e a tecnologia utilizada no seu autoatendimento é determinante para a experiência que você pretende proporcionar ao seu consumidor.

A Perto terá a maior satisfação em ajudar você a encontrar a escolha ideal para deixar seus clientes mais satisfeitos e fazer da implantação da tecnologia Self-Checkout um absoluto sucesso no seu varejo.

QUERO CONHECER MAIS SOBRE A TECNOLOGIA.

Array ( [0] => WP_Post Object ( [ID] => 1259 [post_author] => 1 [post_date] => 2018-09-04 12:10:58 [post_date_gmt] => 2018-09-04 15:10:58 [post_content] => [post_title] => Self-Checkout [post_excerpt] => [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [post_password] => [post_name] => self-checkout [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2020-09-18 11:08:08 [post_modified_gmt] => 2020-09-18 14:08:08 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => http://grupodigicon.hmlproj.com.br/perto/?post_type=products&p=1259 [menu_order] => 1 [post_type] => products [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) [1] => WP_Post Object ( [ID] => 2276 [post_author] => 1 [post_date] => 2018-10-30 15:31:50 [post_date_gmt] => 2018-10-30 18:31:50 [post_content] => [post_title] => Terminais de Autoatendimento [post_excerpt] => [post_status] => publish [comment_status] => closed [ping_status] => closed [post_password] => [post_name] => transportes-de-passageiros-terminais-de-autoatendimento [to_ping] => [pinged] => [post_modified] => 2020-03-12 13:44:41 [post_modified_gmt] => 2020-03-12 16:44:41 [post_content_filtered] => [post_parent] => 0 [guid] => http://grupodigicon.hmlproj.com.br/perto/produtos/terminais-de-autoatendimento-2/ [menu_order] => 13 [post_type] => products [post_mime_type] => [comment_count] => 0 [filter] => raw ) )

Produtos relacionados

Self-Checkout
Self-Checkout

Autoatendimento inteligente para o varejo

Terminais de Autoatendimento
Terminais de Autoatendimento

Autoatendimento para metrôs, trens, ônibus e barcas.